Portugues  Alemão
  • Cultura


    A região que abriga as cidades da Rota Romântica foi colonizada pelos imigrantes alemães, que chegando antes dos italianos, povoaram a região em meados do Século XIX. Vindos de regiões do norte da Alemanha, 5.350 imigrantes alemães chegaram ao Vale dos Sinos, Encosta e Serra Gaúcha e nordeste do RS entre 1824 e 1830, uma região desabitada até então. Foram os pioneiros em cultivo das terras, até então incultas propriedades de portugueses, utilizando mão de obra familiar.

    Sobrevivendo à falta de estrutura e acostumados ao frio, começaram a ocupar os pontos mais altos da Serra, criando esta região charmosa e desconhecida.

    A influência germânica está presente nas casas em estilo bávaro e enxaimel (construídas no século XIX pelos imigrantes, ainda não habitadas pelas famílias) , no dialeto deixado pelos imigrantes e nas festas populares com bandas típicas e regadas a muito chopp e alegria.

    Mesmo as construções mais recentes lembram a imigração, com telhados em estilo salesiano e as pinturas coloniais no interior dos aposentos.

    A raiz germânica característica das quatorze cidades da Rota Romântica, ao longo de aproximadamente 184 Km, formam um caminho único cercado de paisagens deslumbrantes e cultura única no País. É como conhecer um pouquinho da Europa no Brasil. Uma região dotada de excelente infraestrutura adequada para receber o turista, pontilhada de casinhas em estilo enxaimel, ruas e jardins bem cuidados, calma e tranqüilidade hospitaleira da rota dos imigrantes.

    Com um calendário anual repleto de atividades ligadas à preservação da origem cultural da população, a colonização alemã de cada cidade incentiva atividades ligadas aos hábitos e costumes através de feiras, festivais folclóricos e gastronômicos.

    Com características próprias nas diversas manifestações comerciais, industriais ou artesanato; cada um tem atrativos únicos para oferecer ao turista, independente da estação do ano.

    O visitante dificilmente fica indiferente à beleza e ao romantismo que os lugares inspiram. São vales, campos, paisagens e jardins cercados por construções de influência arquitetônica enxaimel e por uma acolhida calorosa por simpáticos descendentes de face rosada.

Img
Img
Img
Img
Img
Img