Portugues  Alemão
  • História


    O “Projeto Rota Romântica” teve seu início no final do ano de 1994 e início de 1995, quando houveram os primeiros encontros entre representantes de alguns municípios que futuramente seriam integrantes do projeto. Inspirado e concebido a partir de um roteiro homônimo localizado na Alemanha, o Projeto Rota Romântica no Rio Grande do Sul, Brasil, teve como ideia inicial na versão gaúcha, a formação de uma rota turística com cidades de colonização predominantemente alemã. As cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Presidente Lucena, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula foram às escolhidas para integrarem o projeto. As primeiras por terem sua população fortemente ligadas à imigração alemã e as últimas por serem cidades de tradição turística.

    Durante o primeiro semestre do ano de 1995 diversos encontros entre representantes dos municípios, órgãos de turismo e entidades públicas e privadas foram promovidos para consolidar e aprimorar a ideia da Rota Romântica.

    Em 26 de junho de 1995 deu-se o lançamento oficial da Rota Romântica junto aos órgãos de turismo, comunidades em geral e entidades públicas e privadas, quando foi assinado um protocolo de intenções com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Câmara de Turismo do RS e EMBRATUR, entre onze municípios e a Pontifícia Universidade Católica do RS, através da FAMECOS – Curso Superior de Turismo para mapeamento e diagnóstico turístico dos municípios.

    No início de 1996, de 16 a 29 de março foi promovida uma viagem de estudo e observação à Rota Romântica ou “Romantische Strasse” da Alemanha e uma delegação partiu com o objetivo de conhecer os meios, fatores, setores e agentes produtores do turismo daquela região e colher subsídios para a implantação da rota gaúcha.

    A fundação da Associação dos Municípios da Rota Romântica – AMRR – ocorreu em 22 de abril de 1996 com a realização da primeira Assembléia Geral dos municípios integrantes do então “Projeto Rota Romântica”. No mês seguinte, em 14 de maio de 1996, foi eleita a primeira Diretoria e Conselho Fiscal da entidade, para a gestão da AMRR até março de 1997. Até o ano de 2002 as Diretorias foram eleitas com mandato de 1 ano, diferentemente do ano de 2003, que terá sua Diretoria eleita com mandato de 2 anos (2003-2005).

    O mês de março de 1997 é marcante na história da Rota Romântica, pois no dia 5 houve a inclusão por consenso de mais dois municípios: Estância Velha e Santa Maria do Herval, totalizando treze municípios integrantes da Associação.

    Em encontros mensais o grupo planeja e desenvolve ações de divulgação da Rota Romântica bem como, da qualificação do material distribuído e do serviço prestado aos turistas.

    Em 19 de novembro de 1997 foi obtido o registro em cartório do primeiro estatuto e a inscrição como pessoa jurídica da Associação nos órgãos competentes. A partir desta data a Associação dos Municípios da Rota Romântica passou a existir de fato e de direito.

    O ano de 2008 também foi marcante, sendo que na Assembleia Geral Extraordinária que cocorreu em 30 de outubro daquele ano, foi aprovada a nova redação do estatuto, alteração necessária e elaborada especificamente para a adaptação às disposições da Lei 9.790, de 23 de março de 1999, que institui e disciplina as organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP). A partir dessa aprovação começou-se a usar a denominação Associação Rota Romântica-ARR.

    Em 29 de outubro de 2009 a ARR recebeu a qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, certificado pelo Ministério da Justiça – Secretaria Nacional da Justiça e em 22 de março de 2010 recebeu o certificado da Secretaria de Estado da Secretaria de Justiça e do Desenvolvimento Social.

    Recentemente, outro acontecimento importante marcou a história da ARR. No dia 25 de maio de 2012 aconteceu a integração Oficial de mais um município, sendo Linha Nova, totalizando 14 municípios.

    São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula são os municípios que compõem a Rota Romântica.

    Atualmente, a Sede da Rota Romântica está instalada na Torre Medieval - junto a Central de Informações Turísticas na cidade de Nova Petrópolis/RS, situada na Avenida 15 de Novembro, 100, Centro e atende diariamente das 08hrs às 18hrs.
Img
Img
Img
Img
Img
Img