• Notícias da Rota









    27/09/2014 | 14:09:27
    Rota Romântica foi apresentada em Encontro de Comunidades Alemãs
    O trabalho voltado a cultura germânica realizado pela Rota Romântica foi tema de palestra no sétimo Encontro das Comunidades de Língua Alemã na América Latina na última quinta-feira, 25, em Nova Petrópolis. Cláudio José Weber, Presidente da Associação dos Municípios da Rota Romântica, palestrou no evento e abordou a forte ligação com a Alemanha devido a Romantische Strasse.
    Expondo aos presentes desde a fundação da Associação, Weber enfatizou que a Rota Romântica foi criada com o objetivo de mostrar como se mantém a cultura alemã no Brasil e, principalmente, no Estado. “O Rio Grande do Sul é muito pouco conhecido no exterior. E quando se fala em Brasil, os estrangeiros lembram somente do nordeste, Rio de Janeiro e das praias”, disse Weber.
    “Aqui nós trabalhamos a cultura alemã como uma forma de promover e desenvolver o turismo da região. Exemplo disso são as irmandades com Municípios da Rota e da Alemanha já concretizados, como no caso de Ivoti e Rottenbuch e outros como Nova Petrópolis e a cidade de Füssen que estão em processo”, apontou Weber.
    No quesito da manutenção das tradições, Weber abordou a dificuldade de desvincular a parte festiva da cultura alemã. “Muitos quando lembram a Alemanha se remetem ao chopp”.
    Trabalhando há 24 anos com a agência de recrutamento de jovens para estágios no exterior, Weber também destacou a difícil tarefa de manter a língua, pois a cada ano menos jovens possuem o conhecimento básico do idioma.
    Após a palestra, os participantes expuseram experiências pessoais ligadas a preservação da cultura alemã em suas regiões.



    Voltar







    Associação Rota Romântica
    Avenida 15 de Novembro, 100
    Nova Petrópolis | RS
    Telefone: 54 3281 4455
    E-mail: contato@rotaromantica.com.br
Img
Img
Img
Img
Img
Img