Get Adobe Flash player
São Francisco de Paula Pontos Turísticos

 

Pontos Turísticos

 

São Chico é um lugar privilegiado com diversos atrativos turísticos.
Pra você que gosta de natureza tem que conhecer os parques, as cachoeiras, os rios e as barragens.
Para quem gosta de aventura tem rapel, tirolesa, montanhismo, trilhas..
Se você prefere comer bem encontrará diversas opções e comida típica como o churrasco na vala.
Se seu lugar preferido é a cultura então tem que conhecer os monumentos, praças e igrejas históricas e é claro a livraria Miragem.
O clima é um espetáculo a parte... Enfim...
Passear em São Chico é uma grande emoção.

 

Centro Turístico

 

Inaugurado em 14 de novembro de 1992, na primeira gestão do Prefeito Décio Antônio Colla, como marco inicial do desenvolvimento turístico de São Francisco de Paula está estratégicamente localizado na Av. Getúlio Vargas com o trevo da RS 020. O projeto arquitetônico de Eduardo Martinez é uma linda construção em madeira itaúba e pedra que retrata nossas raízes com os usos e costumes do povo serrano.
O prédio é uma reconstituição das antigas propriedades rurais. Local para informações turísticas e junto funciona a Secretaria de turismo, Indústria e comércio. Aberto todos os dias das 8h e 30 min. às 18h, visitação gratuita.
Fone: 5432441602 Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Igreja Matriz

 

Igreja ampla, inaugurada em 14 de junho de 1964, retrata, no seu interior, a devoção do povo serrano, com um interessante conjunto de vitrais. As Portas da Igreja foram esculpidas à mão por Tarcisio Nodari, entre 1967 e 1968, levando em torno de seis meses para conclusão da obra. Os vitrais da igreja matriz (Foto: Juarez Machado) foram doados por famílias da cidade e retratam a história da Via Sacra.
Horário de visitação todos os dias das 8h às 18h visitação gratuita.

 

 

Praça Capitão Pedro da Silva Chaves

Localizado em frente à Igreja Matriz. A praça é em homenagem ao fundador da nossa cidade.
A praça oferece área de lazer com ajardinamento. Junto está localizado o busto de José Bonifácio, também se encontra placa onde constam os antigos nomes que eram chamados à cidade.


Monumento a São Francisco de Paula

São Francisco de Paula, padroeiro do município, criado pelo artista
Plástico Rigon com materiais reciclados, em 1996, na administração do prefeito Moacir Albuquerque. A mão erguida está direcionada a cidade, no sentido de abençoá-la e saudar os visitantes. Visitação permanente e gratuita.

Monumento a Cuia

Localizado na Av. Júlio de Castilhos (canteiro central), simboliza a tradição e a hospitalidade do povo gaúcho. Inaugurado na década de 50. Junto está localizado o Marco Comemorativo ao Cinqüentenário do Município, que simboliza gratidão a todos que colaboraram para o progresso da cidade, junto também está um marco em homenagem aos expedicionários da segunda Guerra Mundial, nascidos na cidade, e que lutaram nos campos de batalha da Itália. Visitação permanente e gratuita.

Monumento ao Negrinho do Pastoreiro

Localizado na Av. Júlio de Castilhos (canteiro central).
É uma obra do escultor Vasco Prado simbolizando e cultuando as
tradições através de lendas do Rio Grande do sul.
Visitação gratuita e permanente. Foto: Cecília Sanchez

Monumento ao Gaúcho Carreteiro

Localizado na Av. Júlio de Castilhos. É uma homenagem aos desbravadores da nossa região. Projetado e Realizado pelo artista plástico uruguaio Sérgio Centurion. Inaugurado em 2000 na administração de Odilo Andrade Vieira. Visitação gratuita e permanente.Foto: Cecília Sanchez

Lago São Bernardo

É um lago natural, com as margens ajardinadas, com muita beleza e tranqüilidade. Tem uma extensão de 1900 metros. Localizado a 1,5 km do centro da cidade. Integram a paisagem patos e gansos que convivem harmoniosamente, com as pessoas que freqüentam o local. É considerado um ponto energético e místico.
Local ideal para caminhadas e prática de exercícios físicos, com estações de atividade identificadas com placas.
Também é um local para passear com a familia, tomar um chimarrão, ler um bom livro ou simplesmente desfrutar da companhia maravilhosa da natureza. Visitação gratuita e permanente.

Miragem Livraria

Luciana Soares, proprietária, por perceber que os valores serranos estavam desmantelados, construiu o empreendimento como um refúgio onde pudesse viver junto com a sua história, suas raízes.
A característica principal da Livraria é retratar e manter os valores serranos. O prédio atual foi inaugurado em 2008, no entanto, a Miragem Livraria completa uma década no dia 02 de outubro de 2010. a Miragem, não poderia ter um nome mais apropriado, pois é grandiosa , tem alma. é um lugar único e incomparável.Contato: 54- 3244 2592

Avenida Júlio de Castilhos

Avenida Júlio de Castilhos é a principal da cidade,onde encontra-se grande parte do comércio local.
O visitante poderá passear pelo corredor de Liquidambar...
As folhas, antes de caírem, tornam-se avermelhadas, com desenhos e cores que encantam.
As folhas que caem ao chão formam um corredor que dança ao vento, em um cenário típico de outono na Serra.


Arquitetura

As típicas construções em madeira podem ser vislumbradas ao longo da Avenida Júlio de Castilhos e por toda a cidade.
Visitação Externa.

Prédio Histórico da Prefeitura Municipal

Construído em 1907, mantém a arquitetura original e hoje é a sede da Secretaria Municipal da Fazenda e da Secretaria Municipal de Agricultura.Visitação Gratuita.

Parque das 8 cachoeiras

Localizado próximo ao Lago São Bernardo. Maior concentração de cachoeiras e trilhas em toda serra gaúcha. Local constituído por 130 hectares sendo 80 de mata virgem. É uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). São no total de 8 cachoeiras: Cachoeira da Ravina, Cachoeira da Escondida, Cachoeira Remanso, Cachoeira da Neblina, Cachoeira Pilões, Cachoeira da Ronda, Cachoeira do Quatrilho e Cachoeira das Gêmeas Gigantes. O parque ainda disponibiliza de área de camping, hospedagem e gastronomia. Horário de visitação todos os dias das 8h e 30 min. às 18h, valor da entrada por pessoa consulte o site: www.parque8cachoeiras.com.br

Parque da Cachoeira

Localizado no distrito Elétra, Situado junto aos rios Cará e Santa Cruz o parque abrange florestas nativas, campos, vales e uma bela cachoeira do rio Cará. Existe também uma ponte de ferro construída em 1935, com um vão de 74 metros e sem pilares. No parque, há hospedagem, camping, trilhas ecológicas , cachoeiras, piqueniques, bar e lancheria, piscinas naturais, toboáguas, pescarias, vista panorâmica, esportes de aventura como: travessia de gaiola, tirolesa, rappel, pêndulo, escalada, via ferrata, circuito aventura e cascading. Horário de visitação todos os dias das 8h às 18h, valor da entrada por pessoa consulte o site: www.parquedacachoeira.com.br

Parque das Cascatas

Localizado no Distrito de Lajeado Grande. A área dispõe de belezas naturais que a transformam numa grande atração turística, com cascatas, trilhas, piscinas naturais, toboágua, passeios a cavalo, gastronomia, camping e hospedagem. Em meio a belas coxilhas e rios de água limpa, a natureza preservou um espaço privilegiado para o lazer. Horário de visitação todos os dias das 8h às 20h, valor da entrada por pessoa consulte o site: www.parquedascascatas.com.br

Passo da Ilha

O Passo da Ilha é um local ideal para aqueles que gostam de acampar e aproveitar a natureza. É formado pelo Rio Tainhas. O Acesso é pela RS-020. É necessário atravessar o Rio Tainhas para chegar até a ilha. O curioso é que essa travessia pode ser feita de carro em função do nível da água ser baixo ou como pedestre pela passarela. Possui churrasqueira coletiva, luz elétrica, banheiros, mini mercado.
Contato: (54) 99666636 (Locir) 54 35049771 54 32443937
www.campingpassodailha.com.br

Barragem do Salto

Distante a 23 km da sede – RS 235.
Inauguração: janeiro de 1951.
Rio: Santa Cruz.
Bacia de Acumulação: 14.000.000 m³.
Comprimento: 538 m. Altura: 12 m.
Visitação permanente e gratuita.

Barragem do Blang

Distante a 16 km da sede (estrada do Parque Davenir Peixoto Gomes).
Inauguração: fevereiro de 1958.
Rio: Santa Cruz, Arroio Divisa, Rio do Pinto.
Bacia de Acumulação: 50.000.000 m³.
Comprimento: 720 m. Altura: 12 m.
Visitação permanente e gratuita.

Barragem da divisa

Distante 23 km da sede (estrada do Parque Davenir Peixoto Gomes).
Inauguração: agosto de 1960.
Rio: Arroio Divisa Bacia de Acumulação: 11.400.000 m³.
Comprimento: 239 m. Altura: 28,5 m.
Visitação permanente e gratuita. OBS: As três barragens acumulam água para geração das Usinas dos Bugres e Canastra, de 51.000 kw/h.

Museu do Automóvel

Arte e história! Esse é o mais recente museu de carros antigos do Brasil, o Tatos Garage, do colecionador Carlos Eduardo Wahrlich e apresenta veículos das décadas de 30 a 80. As cores são vibrantes e, a raridade e conservação/restauração dos carros expostos são de impressionar.
Na primeira foto, a raridade e distinção do JK 1964 junto ao Aero Willys 1962 e ao Itamaraty 1967, como se estivessem estacionados em uma pracinha do interior, em pleno anos sessenta! Na segunda foto a raridade Simca Rallye 1964.
Também deve ser chamada a atenção para o prédio do Museu, muito claro e confortável para carros e visitantes. Fotos Joana Moreira
Horário de Atendimento: Das 10h. às 12h. e das 14h. às 18h. - Sábado, domingo e feriados. Atendimento em outros horários somente para grupos com reserva antecipada. Contato: Fone: (54) 3244 1331 E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Site: www.tatosgarage.com.br


Artesanato

A população atual de São Chico e suas atividades econômicas originais resultam da ocupação portuguesa baseada em sesmarias dedicadas à pecuaria, que se impôs às sociedades indígenas nômades e coletoras, primeiras ocupantes do território. Do século XVIII ao início do século XX, o movimento das tropas de gado ligou o sul do Brasil à região de São Paulo.
Assim, a produção artesanal aqui é fortemente marcada pelas atividades que trabalham o couro e a lã. A cidade possui diversos artesanatos e 2 "Casas do Artesão" Acesse o site: www.arteserrana.net


Feira do Produtor Rural

Uma ótima oportunidade para quem quer levar um pouco dos sabores de São Chico para casa é a feira do produtor Rural que ocorre todas as terças, sextas e sábados das 8:00 às 18:00, na Av. Júlio de Castilhos, Praça Podalyro Alves, diversos produtores do município participam.


Biblioteca Pública Municipal “Dr Elyseu Paglioli"

A biblioteca Pública Municipal “Dr Elyseu Paglioli” foi criada pela Lei n° 414, de 14 de novembro de 1960, na gestão do Prefeito Dr. Bellerophonte Alburquerque e foi cadastrada sob o nº 1413, no Sistema Nacional de Bibliotecas. Em julho de 1996 foi inaugurado o painel que embelezava a fachada da biblioteca pública municipal.
A escultura é uma obra do artista plástico Valdecir Rigon, natural de Três de Maio, que trabalhava em seu “atelier” no bairro Britadeira.
O painel mostra, em alto relevo, o bando de porcos que provocou alvoraço entre fiéis no século passado. (A lenda dos porcos, segundo a qual, um padre teria amaldiçoado os fiés que abandonaram a missa para ver a “vara de porcos selvagens” que passava em frente a igreja, fazendo um barulho estranho num ronco coletivo).
Segundo Rigon, “a lenda esta profundamente entranhada nas pessoas, e elas procuram nem falar no assunto. Lembrar esta história por meio da arte esta fazendo as pessoas colocarem para fora estas coisas negativas “ (jornal Zero Hora, de 29 de novembro de 1996)
A inauguração desta obra fez parte do “Projeto São Francisco de Paula”, um movimento que ocorreu na cidade de 23 a 30 de novembro de 1996 com a participação do psicólogo Antônio Cardoso do grupo de “Amigos de São Francisco” do então prefeito Moacir Albuquerque, padre Luis Carlos Conci e a comunidade em geral.
Este movimento seria para anular os efeitos maléficos da praga do padre, e culminou com uma “missa de desgravo”. Para servir de contrponto a um elemento ritualistico como a maldição, só outro elemento ritualistico” diz Rigon.
O painel da biblioteca alimentou a polêmica, criando as condições para que o psicólogo Antônio Cardoso colocasse em prática suas ideias sobre psicologia instrucional. “Ocorre que a maldição entrou para o inconciente coletivo, afetando as pessoas. “No século passado os padres ocupavam um lugar cetral nas comunidades, advindo dat a repercussão que a praga do pároco lançou. “Trabalhamos o inconsciente da cidade, para valorizar sua cultura”, diz ele.


Anfiteatro Nossas Raízes

Localizada na Av. Getúlio Vargas, local para apresentações artístico-cultural. Nesta praça está o busto de Bento Gonçalves, o grande herói da Revolução Farroupilha. Visitação permanente e gratuita. Foto: Joana Moreira


Mirante do Pomar

Uma belíssima visão do Parque Municipal da Ronda, onde podemos vislumbrar várias cascatas. O Mirante do Pomar é aberto a visitação e fica no Pomar Cisne Branco. Foto:Cecília Sanchez

Reserva Ecológica Terra do Sempre

Para pessoas de todas as idades que gostam de desfrutar da companhia da natureza.
Quartos aconchegantes com banho quente e fogão à lenha.
Situada em meio à Mata Atlântica, contém a maior concentração de cachoeiras da América Latina.
Aqui você dispõe de passeios de aventura e trilhas planificadas na mata.
Informações:www.terradosempre.com.br - Fone: (51) 84612954 - (51)99345504

 

 

 

 

 

 

PortuguêsDeutsch English

Banner