Rota Romântica completa 26 anos de atividades

Rota Romântica completa 26 anos de atividades

A Associação Rota Romântica, que congrega 14 municípios do Vale dos Sinos e da Serra Gaúcha, completa, nesta sexta-feira, dia 22 de abril, 26 anos de atividades ininterruptas no fomento ao turismo e preservação da cultura visando o crescimento sustentável da cadeia turística da região.

Os 25 anos da entidade foram marcados pelo resgate e valorização da sua história, através da elaboração de um documentário e um livro. No documentário, os ex-Prefeitos fundadores da entidade, Siegfried Drechsler, Pedro Henrique Bertolucci, Paulo Gaspar Buchmann, Renato Dexheimer, Antônio Nilo Hansen e Moacir Castello Branco de Albuquerque, além da primeira e atual Presidente, Terezinha Marina Kuhn Haas, e o ex-Presidente Cláudio José Weber, relatam como surgiu a ideia e como o trabalho da entidade se consolidou ao longo dos anos. Já o livro, reúne documentos importantes da memória da entidade, além do testemunho dos municípios sobre como a Rota Romântica auxiliou no desenvolvimento das cidades.

Outro marco recente foi a realização da 14ª Convenção da Schultz em Nova Petrópolis. Captado e organizado pela entidade, o evento trouxe à região 262 profissionais do turismo de todo o Brasil. “Esse evento foi, com certeza, um marco para a Rota Romântica. Os agentes já saíram do evento com dois pacotes prontos para serem comercializados. E temos o compromisso da operadora em fomentar e desenvolver mais pacotes pela Rota Romântica”, afirma a Presidente Terezinha ao ressaltar que os frutos desta ação serão colhidos por muitos anos.

Para promover a região, a entidade também está organizando, mensalmente, caminhadas fotográficas nas cidades com o objetivo de ampliar a divulgação de pontos turísticos e explorar novas opções de passeios.

Pensando na sinalização turística, a entidade também contratou um engenheiro para fazer o levantamento prévio das placas necessárias em todo território da Rota Romântica, em conformidade com os requisitos do DNIT e DAER, além dos órgãos oficiais de turismo estaduais e federais. O próximo passo será a análise da proposta pelos municípios e, posteriormente, a elaboração do projeto final para a busca da verba necessária.

A diretoria, recém-eleita, segue focada no seu compromisso de tornar a Associação Rota Romântica uma entidade forte e representativa na região. Com um planejamento estratégico, que contempla objetivos, estratégicas e ações para o período de 2022/2027, a entidade seguirá trabalhando, em parceria com os municípios, para tornar a região reconhecida e desejada turisticamente em todo o Brasil.

O trabalho da Associação Rota Romântica pode ser acompanhado pelo site www.rotaromantica.com.br e nas redes sociais.


RELATED

Read too

Ação de conscientização por uma rodovia limpa

Ação de conscientização por uma rodovia limpa
Compartilhe
Os plátanos são marca registrada da BR 116 no trecho que compreende à Rota Romântica. Motivos de muitas fotos e...
Know more

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO DO DIA DOS NAMORADOS 2022

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO DO DIA DOS NAMORADOS 2022
Compartilhe
Confira as regras para participar do concurso!...
Know more

Rota Romântica promove caminhadas fotográficas em São Francisco de Paula

Rota Romântica promove caminhadas fotográficas em São Francisco de Paula
Compartilhe
No dia 23 de abril, sábado, a entidade realizará a caminhada fotográfica em São Francisco de Paula. Um trajeto leve de 9,3km saindo do Lago...
Know more