Loading...

News

06/08/2020 | 09h15 By

Rota Romântica se inspira na tradição alemã do cicloturismo

O cicloturismo é uma das principais bandeiras da Rota Romântica nos últimos anos, com grandes novidades previstas ainda para o ano de 2020. A diretoria da entidade e os prefeitos trabalham nos últimos detalhes para o evento de lançamento oficial do circuito autoguiado de cicloturismo, que contemplará estradas secundárias dos 14 municípios da Associação.  

Mais uma vez, a Rota Romântica usa como referência a Alemanha, onde o turismo que tem a bicicleta como meio transporte é uma tradição muito difundida. São centenas de rotas e milhares de quilômetros sinalizados com esta finalidade. Com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, este hábito se tornou ainda mais presente. 

Recentemente, a jornalista brasileira Clarissa Neher, que mora em Berlim desde 2008 e assina a coluna “Checkpoint Berlim” no portal Deutsche Welle Brasil, aproveitou cinco dias de suas férias para pedalar entre Frankfurt e Berlim. “O relato publicado por ela após esta experiência tornou-se bastante conhecido e serve para pensarmos cada vez mais em passeios semelhantes aqui nos 14 municípios da nossa Rota Romântica”, afirma o presidente da entidade Claudio José Weber. 

Confira um trecho do relato da aventura de Clarissa Neher: “Da minha primeira grande viagem de bicicleta, ficou a vontade de repetir a dose. Porém, com mais tempo para parar em pontos turísticos ao longo da rota ou curtir um pouco mais paisagens e evitar os trechos na beira da estrada. Também achei bem interessante conhecer o “campo alemão”, além de passar por regiões pouco atraentes para turista, das quais eu não tinha nenhuma imagem”.

Para ler o relato completo, clique aqui.