Carregando...

Notícias

10/08/2021 | 11h13 Por

O charme do frio na Rota Romântica

O frio tem o seu charme, isso ninguém pode negar. Ainda mais na Rota Romântica, roteiro de 14 cidades do Vale dos Sinos e Serra Gaúcha, que se transforma no período mais frio do ano para receber milhares de turistas em busca do clima de aconchego, experiências gastronômicas, hospedagens hospitaleiras, parques e inúmeras atrações e atividades ao ar livre.

As ruas e praças sempre floridas contrastam perfeitamente com as árvores outonais que ainda estão sem folhas à espera da primavera. A arquitetura típica enxaimel, ainda preservada em muitas cidades, garante a sensação de estar na Europa. E a neve que branqueou algumas cidades neste ano, é a atração principal.

Preparamos algumas dicas do que fazer na Rota Romântica para curtir este finalzinho de inverno:

•    Luxo e vivências variadas: as 14 cidades oferecem opções de hospedagens variadas. Desde pequenas pousadas, a chalés pitorescos e hotéis luxuosos como o Colline de France de Gramado, avaliado como o melhor hotel do mundo pelo TripAdvisor em 2021.

•    Experiências gastronômicas: da fartura dos pratos típicos como o café colonial, o fondue e o churrasco, aos cardápios assinados por chefs premiados, a gastronomia é uma das principais atrações da Rota Romântica. Todas as cidades preparam programações especiais para dar água na boca (literalmente) seja pelos eventos gastronômicos ou pelas feiras de produtos coloniais. Sem esquecer dos eventos e estabelecimentos especializados na cerveja artesanal.

•    Roteiros turísticos para todos os estilos:  aos aventureiros e esportistas a Rota Romântica possui um Circuito de Cicloturismo que percorre os 14 municípios por 350km de estradas vicinais (www.rotaromantica.com.br/cicloturismo). Mas dezenas de parques temáticos e atrativos ao ar livre são excelentes opções para curtir a dois ou em família. A Rota Romântica possui opções de passeio e diversão para todas as faixas etárias.

•    Apenas curtir o frio: andar pelas ruas sentido a brisa gelada no rosto, contemplar as belezas da região e levar muitos registros fotográficos da viagem também são ótimas opções. E, se o frio vier de vez, a região possui a primeira plataforma de compartilhamento online de aluguel de casacos e botas no Brasil, a Air Closet (www.aircloset.com.br).

O momento ainda exige cautela devido a Pandemia do Covid-19 e, por isso, todas as cidades possuem protocolos sanitários e diversos estabelecimentos turísticos possuem o selo do turismo responsável. 

O inverno pode ser vivido com intensidade na Rota Romântica e ele está quase terminando!